As fases do desenvolvimento infantil

As fases do desenvolvimento infantil

Fonte: https://redballoon.com.br/

Por que estudar o desenvolvimento infantil?

Antes de mais nada, é fundamental destacar a importância dos estudos e das pesquisas acerca do desenvolvimento infantil, uma vez que negligenciar essa tarefa pode impactar negativamente no crescimento da criança. Afinal, é a partir dos estudos que os pesquisadores identificam dificuldades e transtornos comuns em diferentes estágios da infância e então formulam tratamentos e metodologias que driblem tais problemas.

célebre psicólogo Jean Piaget, por exemplo, foi um dos precursores da teorização das fases do desenvolvimento infantil e conseguiu identificar os processos do amadurecimento cognitivo que acontece durante as primeiras duas décadas de vida de um indivíduo — dando origem às quatro fases do desenvolvimento aceitas até hoje, como falaremos em detalhes mais adiante.

Como fruto disso, educadores e psicopedagogos podem ter um parâmetro exato do que esperar de diferentes áreas e habilidades em cada idade, e assim elaborar estratégias de ensino que estimulem ainda mais esses campos em seus alunos. Porém, entenda que quando os estímulos não apresentam resultados satisfatórios, o auxílio de outros profissionais especialistas — incluindo pediatras e neurologistas — pode ser essencial.

As fases do desenvolvimento infantil

Para compreender todas as transformações que a garotada vivencia em cada faixa etária, é interessante nos aprofundarmos um pouco mais nas etapas do desenvolvimento infantil e nas mudanças que ocorrem em algumas áreas do cérebro. Por isso, abaixo listamos as quatro fases defendidas por Piaget:

  • Fase sensório-motora

Chamada de sensório-motora, a primeira das etapas do desenvolvimento infantil envolve o reconhecimento de si enquanto ser que pensa, sente e faz. Essa fase pode durar até os dois anos, período que o bebê leva para ter consciência do seu corpo como um todo, dos seus movimentos e da interação com o mundo.

  • Fase pré-operatória

Já se tratando das etapas do desenvolvimento infantil criativo, a pré-operatória é a mais marcante, representando toda a faixa dos dois aos sete anos — e sendo percebidas pelas invenções de brincadeiras, pelo “faz de conta” e, especialmente, pela comunicação mais clara e efetiva por meio da fala.

  • Fase operatória concreta

As etapas do desenvolvimento infantil começam a ficar mais consolidadas com a chegada dos oito anos e permanecem assim até cerca dos 12 anos. É aí que o raciocínio fica ágil e coerente, estágio perfeito para introduzir conceitos mais complexos nas tarefas escolares e intensificar o aprendizado.

  • Fase operatória formal

Depois dos 12 anos estima-se que as etapas do desenvolvimento infantil estejam voltadas a aperfeiçoar alguns conceitos sociais, bem como assimilá-los com clareza concepções mais abstratas — o que inclui perceber que sente amor pelos pais e raiva diante de situações de injustiça, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que o senso de empatia ganha bastante força nessa época.

fases do desenvolvimento infantil

Em todas as etapas do desenvolvimento infantil é importante que o professor ajuste suas metodologias para cada fase da criança, onde sempre oferecendo recursos para o desenvolvimento psicoemocional.

Todas essas etapas do desenvolvimento infantil envolvem aprendizado e aquisição de conhecimentos indispensáveis para uma vida social plena, como o domínio da língua materna, a desenvoltura das tarefas mecânicas e o controle emocional. Esses fatores precisam ser trabalhados com o auxílio de profissionais qualificados e reforçados com atividades complementares praticadas em casa.

As funções executivas são um exemplo de habilidades que devem ser treinadas com todas as crianças a fim de impulsionar o seu desenvolvimento e aprimorar traços de personalidade positivos, como a autonomia e a proatividade. Contudo, outras técnicas podem ser aplicadas em conjunto para suprir déficits emocionais, sociais e cognitivos.

Dito isso, o educador responsável por uma turma deve saber optar por metodologias de ensino específicas para cada uma das etapas do desenvolvimento infantil e adequá-las para o ritmo de aprendizado da classe como um todo. Além disso, adotar estratégias individuais e personalizadas para a necessidade da criança é um dos recursos mais viáveis para driblar as dificuldades e desafios comuns na infância.

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